REFORMA TRABALHISTA E CCT 2017-2018 MOVIMENTAM FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SINQFAR :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


24/08/2017 REFORMA TRABALHISTA E CCT 2017-2018 MOVIMENTAM FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SINQFAR

Os participantes receberam o Caderno Negocial, com dados amplos visando à CCT  

noticia

Os desafios e adaptações que empresas e trabalhadores deverão fazer com a Reforma Trabalhista, recentemente sancionada pelo presidente Michel Temer, foi um dos focos de debate do VII Fórum de Negociação Coletiva do Sinqfar. O evento, organizado pelo Depto Jurídico do Sinqfar, ocorreu no último dia 15 de agosto/17, na sede da entidade, em Curitiba com presença massiva de representantes de empresas associadas – além da gerente de Relações Sindicais da Fiep, Maria Aparecida Lopes.

            Um dos pontos altos do evento foi a distribuição, pela Dra. Cassiana Frazão Melek, coordenadora do Fórum, do Caderno Negocial, publicação que reúne um amplo levantamento de dados negociais, industriais e conjunturais visando à CCT 2017-2018.  A exemplo de anos anteriores, o Caderno foi bastante elogiado pelos participantes, incluindo a gerente de Relações Sindicais, Maria Aparecida Lopes, que pretende reproduzir o modelo adotado no Sinqfar. A iniciativa de produzir o Caderno Negocial também contou com apoio da Fiep para confecção e impressão da publicação.

            Cumprindo um de seus principais objetivos, o Fórum também discutiu, com participação ativa dos presentes, a CCT 2017-2018.. “Temos uma conjuntura bastante complicada, com mudanças que desenham uma nova realidade. O grande desafio agora é, de ambas as partes, perceber esse momento particular e tentar usar o bom senso para se chegar a um bom termo” – avaliou o presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek. Ele adianta, no entanto, que esta CCT poderá ser mais longa e difícil, se comparada há anos anteriores recentes.

            Para a Dra. Cassiana, a realização do Fórum foi fundamental para esclarecer pontos importantes da conjuntura atual. “Foi um encontro importante, no qual tivemos a oportunidade de ouvir as opiniões e sentir as impressões das empresas sobre os mais diversos pontos seja da CCT ou da reforma” – disse ela, que avaliou o evento como “muito produtivo”.

AGE  Na sequência do Fórum o presidente Marcelo Ivan Melek conduziu a Assembleia Geral Extraordinária, que deliberou oficialmente a proposta a ser apresentada ao sindicato laboral. Especialista nesta área, o presidente esclareceu os pontos de maior interesse para as empresas da Reforma Trabalhista, que tem mais de cem alterações na Consolidação das leis do Trabalho (CLT).

            Melek lembrou que alguns pontos ainda poderão ser alterados, com uma possível Medida Provisória do próprio governo. Ele lembrou ainda que a CCT ocorre em setembro, dois meses antes das novas regras começarem a vale, em novembro. “De todo modo já temos que pensar as novas regras como balizadoras das novas relações de trabalho, a maioria dos pontos da reforma são irreversíveis” – disse ele em entrevista.

 

e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas