NOSSO OBJETIVO É AMPLIAR OS POSTOS DE COLETA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU EM DESUSO NO PARANÁ  AFIRMA PRESIDENTE DO SINQFAR EM SEMINÁRIO NA FIEP :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


24/10/2017 NOSSO OBJETIVO É AMPLIAR OS POSTOS DE COLETA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU EM DESUSO NO PARANÁ AFIRMA PRESIDENTE DO SINQFAR EM SEMINÁRIO NA FIEP

Case do Sinqfar tem destaque na mídia, confira o vídeo produzido pela RPC/Globo http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/v/empresas-devem-reciclar-lixo-produzido/6225061/

noticia
Os resultados da logística reversa do setor medicamentos no Sinqfar foi destaque no I Seminário Paranaense de Logística Reversa, evento ocorrido na última quarta feira (18.10), no Campus da Indústria da Fiep em Curitiba. O presidente da entidade, Marcelo Ivan Melek, defendeu em sua fala, durante a abertura,  a ampliação dos atuais 22 pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso no Estado. “É um processo difícil, em que ainda há muita resistência de algumas empresas, principalmente de outros estados, mas queremos ampliar esse número dentro e fora do Paraná”- afirmou o presidente. 
Melek ressaltou ainda que os resultados – que soma hoje R$ 886,76 kg coletados – ocorre graças ao trabalho realizado em sinergia pelo poder público e iniciativa privada, colocando o Estado um passo à frente no País. “O Paraná tem um diferencial muito importante porque aqui a LR não vai ser, ela já é” – lembrou, destacando a importância das cinco indústrias do setor que participam do projeto junto com o Sindicato.
Esta é também a visão do coordenador de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinicio Bruni. Em palestra de abertura do evento, ele enfatizou os resultados concretos da logística reversa no Estado, nos diversos segmentos, destacando o diálogo e a transparência entre o setor público e a iniciativa privada como o melhor caminho para se obter tais resultados. Bruni também apresentou um panorama geral da LR hoje e parabenizou a Fiep pela realização.
PALESTRA - Outros dados do projeto de LR medicamentos foram apresentados pela coordenadora de logística reversa do Sinqfar, Juvita Lima Leoni. De acordo com ela, “o desafio continua com ampliação dos postos de coleta e adesão de mais empresas, assim o projeto diminui custos e se torna cada vez mais viável” – afirmou. Juvita também ressaltou que existe hoje um interesse do consumidor para as farmácias que fazem coleta, além da diminuição do impacto causado no meio ambiente pelo descarte incorreto. “Cada quilo de medicamento é capaz de poluir 450 mil litros de água” – enfatizou.
Com público de cerca de 500 pessoas, incluindo empresários e técnicos de indústrias de diversos segmentos, além de representantes de sindicatos, associações setoriais e do poder público, o Seminário cumpriu, segundo os organizadores, o objetivo de apresentar o status da implementação da logística reversa no Estado, além de apresentar casos concretos de diversos setores já implantados para a correta destinação de resíduos pós-consumo.
O diretor da Fiep, Virgílio Moreira Filho, que representou o presidente da entidade, Edson Campagnolo, destacou o papel da Federação na mobilização do setor industrial paranaense em torno da logística reversa desde 2010, quando foi implantado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “A Fiep, desde a criação do PNRS, tem feito um trabalho incessante junto com a Sema e os sindicatos filiados a esta entidade, justamente para conscientizar as indústrias sobre a importância da coleta de embalagens e resíduos junto aos consumidores”, afirmou.
Também presente na solenidade de abertura, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, afirmou que o diálogo é o principal instrumento para o avanço da logística reversa no Paraná. “Antes da fiscalização e da repressão, deve vir a educação e a cooperação. O radicalismo não oferece progresso, e no meio ambiente isso é realidade. Por isso trabalhamos muito para buscar entendimentos e avanços”, afirmou.
O seminário tem como co-realizadores a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná (Sinqfar/PR).





e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas