Sinqfar Se Antecipa Ao Desafio Da Logística Reversa :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


10/12/2012 Sinqfar se antecipa ao desafio da Logística Reversa

Ações já preparam associadas para enfrentar a lei ambiental

noticia

Uma reunião de diretoria, realizada na sede do Sinqfar, dia 22.11.12, antecipou o que é considerado o principal desafio de 2013: o projeto da Logística Reversa. Liderada pelo presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, a reunião teve como objetivo informar e iniciar de forma pró-ativa a discussão do projeto de lei 12.305/10, segundo o qual setores das indústrias que geram resíduos com impacto ambiental devem apresentar, até junho/2013, um plano para a ação empresarial que promove destinação final em local seguro e com menor risco ambiental possível para embalagens plásticas, metálicas ou de vidro. ´´Nossos setores se enquadram de forma direta nessa exigência´´ - disse Melek ao abrir a reunião.

Ele comunicou aos presentes que o Sinqfar já havia protocolado, com dois dias de antecedência do prazo final, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sema, o Termo de Compromisso,   documento que assegura que a entidade terá elaborado, até 30.06.13, um plano junto às empresas do setor, de implantação do projeto de lei. ´´Esse é um tema complexo  que merece toda nossa atenção. As empresas associadas ao Sindicato aderem automaticamente ao plano. As que não fazem parte da entidade terão que se submeter à legislação federal e estadual´´ - avisou o presidente do Sinqfar.

Ao final da reunião Marcelo Ivan Melek avaliou como positivo esse primeiro encontro, que aponta para medidas práticas ainda em 2012.

 

Entenda a questão

 

A lei federal 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a responsabilidade compartilhada – fabricante, comerciante e consumidor – pela destinação final dos produtos que geram impacto ao meio ambiente. Surge o tema  Logística Reversa.

Através de um edital de Chamamento a Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente,   convoca  os sindicatos patronais, a Fiep e outros órgãos para implantação de um programa de responsabilidade pós-consumo (logística reversa).

As entidades representativas, dentre elas o Sinqfar, assinam o Termo de Compromisso, formalizando adesão à uma agenda para realização de um plano setorial, com cronograma de atividades da logística reversa, a ser apresentado até 30.06.13 – data em que começam as discussões junto às cadeias produtivas, para implantação do plano setorial.

 

e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas